SOBRE A SNOLA

Home  /  Sobre nós

A NEURO-ONCOLOGIA

Uma especialidade importantíssima em crescimento.

Podemos definir assim a Neuro-Oncologia. Nas últimas décadas, tivemos inúmeros avanços tecnológicos e entendimento maior da doença com avanços na pesquisa genética e molecular, que passaram a ter papel fundamental prognóstico e de decisão terapêutica.

Contudo, poucos profissionais destas áreas dedicam-se exclusivamente para a área de Neuro-Oncologia. Além disso, na realidade da américa latina, poucos neurologistas e oncologistas dedicam-se ao estudo destas patologias do sistema nervoso central, tanto na área de pesquisa como de tratamento.

A SNOLA surge como primeiro e grande passo para isso.

Organização multidisciplinar realizadora e participante de eventos relacionados a pesquisa, procedimentos, discussões e eventos sobre Neuro-Oncologia com o intuito de atualizar as diferentes especialidades médicas que trabalham na área, como a Oncologia Pediátrica, Oncologia Clínica, Radioterapia, Radio-Cirurgia, Neurocirurgia, neuro-patologia, Imagem e Cuidados Paliativos

O COMEÇO

Na década passada, após fellowship em neurocirurgia oncológica, ao retornar a São Paulo percebemos quão difícil era trabalhar de forma integrada com todas especialidades citadas, tanto por questões estruturais hospitalar ou por desconhecimento dos profissionais da área.

Felizmente integramos um grupo no Hospital Sírio Libanês, coordenado pelos Drs Antonio Buzzaid, Fernando Maluf e Artur Katz, com participação de toda equipe de radioterapia, patologia, neuroimagem e neurocirurgia, onde eram feitos tumor board dedicado à Neuro-Oncologia.

Surgiu a ideia de fazer um Congresso Internacional de Neuro-oncologia, que para nossa surpresa foi um sucesso.

Em 2014 tivemos sua 3a. Edição com 515 participantes. Orgulhosamente, tivemos 3 edições do Current Trends of Gliomas, onde tivemos o prazer ocupar
a posição de Chair deste evento com nossos colegas oncologistas do Brasil e Argentina, onde tivemos ótima repercussão e enriquecedora troca de experiência.

NASCE A SNOLA – Society for Neurooncology Latin America

São vários os Tumor Boards realizados semanalmente em São Paulo em vários centros especializados, existem também diversos cursos específicos em Neuro-Oncologia, como pós-graduação, além do desenvolvimento de novas tecnologias e tratamentos que trazem perspectivas promissoras.

Precisávamos de algo maior e compromissado a representar todas especialidades especificadas.

Após longas e positivas conversas com nossos amigos da SNO (Society for Neuroncology), com especial atenção do Sr. Chas Haynes, diante de todo este contexto, honrosamente durante o Congresso da SNO 2013 em São Francisco foi criada a SNOLA, Society for Neuroncology Latin America.

O QUE NOS MOTIVA

O compromisso de integração educacional e acadêmico entre todas especialidades envolvidas com Neuro-Oncologia visando o desenvolvimento desta especialidade em nosso continente.

Sabemos das inúmeras dificuldades que virão, as intempéries políticas e assistências atreladas a realidade latino-americana, mas temos fé e orgulho de desenvolver este importante projeto com serenidade e propriedade.

Esta luta não é de alguns, é de todos que atendem pacientes com tumores SNC, que gostam da Neuro-Oncologia e que também querem ir adiante.
Contamos com apoio da SNO, EANO, ASNO e esperamos em um futuro breve pleitear uma vaga para ser parte da World Federation of Neuro-Oncology Societies.
E assim a SNOLA se mantem forte e otimista.

Vamos adiante juntos, aprendendo, discutindo e crescendo!

NOSSA MISSÃO

INTEGRAR

Integrar as especialidades e
sociedades relacionadas à Neuro-Oncologia.

Ser uma sociedade multidisciplinar
dedicada a promover avanços em
Neuro-Oncologia através de pesquisa e educação
na América Latina.

GERAR CONHECIMENTO

Fornecer ferramentas para maior
entendimento dos tumores do SNC.

SNOLA CONSORTIUM (projeto de pesquisa).

Disponibilizar o acesso à Neuro-Oncologia
Magazine, palestras e vídeo-aulas.
Promover congressos e encontros científicos.

PROMOVER A EXCELÊNCIA

Colocar a Neuro-Oncologia da LATAM na
vanguarda de tratamentos;

Melhorar resultados oncológicos dos pacientes
com tumores SNC.

Trazer qualidade e pioneirismo para
Instituições parceirasm médicos e pacientes.