PALAVRA DO PRESIDENTE

Home  /  Palavra do Presidente

CAROS AMIGOS,

Todos sabemos o quão complexo é tratar um paciente com tumor no cérebro ou na coluna vertebral. Temos várias considerações a fazer a partir do diagnóstico clínico e de imagem desde a primeira consulta ao último retorno.
Todo o tratamento exige uma abordagem multidisciplinar com especialistas em neuro-oncologia incluindo, neuror-radiologistas, neurologistas, neurocirurgiões, patologistas, oncologistas, radioterapeuta e equipe de apoio.

Lidamos constantemente com o uso de novas técnicas, visto que são constantes os avanços em imagem, técnicas cirúrgicas, aplicação molecular e genômica, novos medicamentos e combinações de drogas, terapias alvo, imunoterapia, bem como radioterapia moderna aplicada.
A América Latina é multicultural com países promissores e em desenvolvimento, temos profissionais hábeis e dispostos a utilizar o que há de melhor e mais avançado nos cuidados relacionados aos Tumores do Sistema Nervoso Central e todas as patologias que abrangem.
Tendo em vista apoiar esse grupo de profissionais e o desenvolvimento desta especialidade na América Latina, a SNOLA foi criada com várias missões, incluindo:

  • Ser uma sociedade multidisciplinar dedicada a promover avanços em Neuro-Oncologia através de pesquisa e educação na América Latina;
  • Fornecer ferramentas para que nossos membros mantenham-se atualizados e renovados em conhecimento sobre os tumores do SNC e os avanças técnicos, sempre visando melhorar o resultado e a qualidade de vida dos nossos pacientes.
    Temos orgulho de fornecer aos nossos associados o acesso a revista Neuro-Oncology Magazine, dos esforços de nosso conselho administrativo na América Latina em todas as áreas de Neuro-Oncologia, da promoção do encontro bianual SNOLA, cursos satélites, tumor boards, atividades acadêmicas e programas de Fellowship e Observerdhip no Brasil e centro parceiros pelo mundo;
  • Integrar todas as especialidades e sociedades relacionadas a Neuro-Oncologia;
  • Cooperar com todos os grupos multicêntricos que estudam tumores do SNC;
  • Ser uma voz ativa na América Latina tentando melhorar a assistência e o cuidado de pacientes da Neuro-Oncologia;
  • Colaborar com todas as atividades de SNO, EANO, Asno e representar a América Latina na Federação Mundial de Neuro Oncologia.

Este é um projeto muito importante, essencial para todos os profissionais que trabalham de alguma forma com tumores do SNC. Tenho certeza de que todo esse esforço que envolve a criação SNOLA será recompensado com melhor assistência e cuidados para os nossos pacientes.
Esta missão requer a participação de todos, aprendendo com os erros, amadurecendo a cada dia, tornando a SNOLA útil para avançarmos como uma forte comunidade da Neuro Oncologia.

Presidente Fundador da SNOLA